Hey você aí, que já foi criança rsrs, lembra dos seus cadernos escolares?
As lembranças que eu tenho da minha época são de cadernos com princesas e personagens de desenhos animados.
Dei uma rápida pesquisada no google e constatei que continuam, em essência, iguais, mudaram apenas os desenhos animados, estão atuais.
Design é cultura e deve ser estimulada em qualquer idade. Às vezes limitamos o mundo da criança apenas ao que é vendido como infantil e esquecemos que eles são super perceptivos, tanto quando se trata de cores, quanto de imagens e formas.
Produzir algo para os pequenos é um desafio. Se colocarmos duas imagens diferentes, uma ao lado da outra, uma com desenhos bem conhecidos e que ela está acostumada a ver, e um desenho abstrato, é provável que ela escolha o conhecido, pois é algo que faz parte da rotina dela. Claro que isso não significa que as crianças não gostem de formas abstratas, mas sim que tem preferência pelo que é familiar.
Pensando nisso, como poderíamos criar algo para crianças e que o impulso de compra por essa opção, fosse delas mesmas, e não dos pais? Como instigar a criança a sair do padrão televisivo dos desenhos animados e começar a abrir a mente para outras formas, consumir outro tipo de arte/design?
Não apenas para crianças mas, especialmente pra elas, a afetividade precisa se fazer presente. Estão ainda descobrindo o mundo, as cores, as formas, os cheiros e, tudo que é familiar, que traz uma lembrança boa, pode conquistar. Podemos pensar nos lugares que crianças costumam ocupar mais, por exemplo, a creche com seus brinquedos, coleguinhas, lancheiras e naninhas; pracinhas, com o mobiliário urbano, balanços, escorregadores, cachorrinhos e gatinhos; a praia, com areia, água, peixinhos, baldinhos e pazinhas, cadeiras de praia... Bem, uma infinidade de elementos que estão presentes no cotidiano infantil e que não são o mais do mesmo que vemos há tanto tempo.
Fazer algo pensando nas crianças e em toda a sua complexidade, além de um desafio adorável, também humaniza.
Desenho: acervo escritório Renata Rubim Design & Cores
Comments