Exposição "Eva Sopher e Theatro São Pedro: amor à primeira vista"
Cliente: Theatro São Pedro
Ano: 2023
Curadoria: Renata Rubim
Expografia: Luísa Santos
Registro fotográfico: Déborah Barros
A exposição "Eva Sopher e Theatro São Pedro: Amor à primeira vista", com curadoria de Renata Rubim e expografia de Luísa Santos é uma realização da Associação dos Amigos do Theatro São Pedro e Fundação Theatro São Pedro em alusão aos 100 anos de nascimento de Eva Sopher, que faleceu em 2018.
Organizada pelas duas integrantes da equipe de design do escritório Renata Rubim Design & Cores (Renata e Luísa), a exposição foi pensada em todos os detalhes para que o público experenciasse uma espécie álbum de fotos de momentos de Eva Sopher. Da escolha das fotografias, passando pela criação de uma estampa que faz referência ao lustre do Theatro, a exposição busca retomar momentos desde a infância de dona Eva.
Palavras da curadora:
"A mostra fotográfica dos 100 anos de Eva Sopher é uma iniciativa da Fundação Theatro São Pedro e coube a mim, filha de Eva, e designer, fazer a curadoria. A vida da minha mãe é completamente ligada à do meu pai e a história de ambos é fascinante. Por isso, poder mostrar alguns desses momentos nesse espaço é uma oportunidade especial.
As façanhas de Eva foram sempre apoiadas pelo marido, Wolf Sopher, seu grande incentivador. Nascida em 1923, judia, veio ao Brasil em 1936, para São Paulo. Em 1942 mudou-se para o Rio de Janeiro e em 1946 o casal se conheceu. Em 1960 a família mudou-se para Porto Alegre, quando Eva começou a atuar intensamente na vida cultural e artística de Porto Alegre, tendo dedicado 56 dos seus 94 anos para esta cidade.
Até 1975 dedicou-se à Pro Arte, trazendo espetáculos teatrais e concertos de música erudita do exterior. Em 1975 assumiu a obra de restauração do TSP, devolvendo-o à cidade em junho de 1984."
A exposição ficou aberta ao público durante o mes de julho de 2023.